quarta-feira, 9 de maio de 2012

Alegria de viver bem + Benefícios da água

Eaííí galeri! Td beleza?
Passando por aqui para dizer a vocês que estou me comportando muito bem com minha RA+AF!
Como disse anteriormente, eu fui a casa da minha mamãe ontem e fiz 1h05 de esteira! Botei pra quebrar, hj 1h de caminhada tb só que aqui no estacionamento do condomínio!
Sinto uma diferença enorme qdo faço esteira, parece q as horas não passam e o cansaço é maior, sei lá... Mais que comprovado q fazer exercícios a céu aberto é mto mais animador!

E hoje ao caminhar e respirar o ar quase puro, eu pude me sentir como nunca antes! Incrível de como viver assim nos faz um bem danado! 
Sempre que eu termino de fazer eu fico com um pique que faria mais 1 hora de AF tranquilamente...  Mas acho melhor esperar mais um pouco, senão eu fico mto esgotada e minha casa fica de pernas pro ar! hahahaha
Hoje eu paro e penso na Simone de antes, na Simone que tinha mtaaaa preguiça de acordar 1 hora mais cedo pra caminhar, q achava tudo isso um grande sofrimento... AINDA BEM QUE AS COISAS MUDAM! Há tempos não sentia essa energia de viver bem!!!
E esse compromisso comigo mesma já deixou de ser obrigação, é algo que tenho feito por mim e para mim! E não tem coisa melhor do que doar 1 horinha do seu dia para vc fazer o que te faz sentir bem, que te faça sentir viva!


Falando em saúde e de coisas boas, eu estava lendo o blog da Ana - Coragem Garota, e percebi que com essa mudança de tempo, eu realmente diminui a quantidade de água que bebo sem notar! E meu organismo está sentindo mto isso! 
Todo mundo conhece os benefícios da água? SIM? NÃO? De qualquer forma quero compartilhar esse texto sobre os benefícios de se beber água! =)


Benefícios da água
  • A água transporta nutrientes pelo organismo e os produtos resultantes do metabolismo
  • É um importante lubrificante nas articulações
  • Regula a temperatura do nosso corpo
É essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção.
Quando fala-se em água, pensamos logo no líquido, porém a água pode ser obtida de diversas fontes. A maior parte 60% é proveniente dos líquidos, incluindo a água (H2O), os alimentos contribuem com quantidades variadas de água, algumas frutas e hortaliças têm grande percentual de água (melancia, melão, chuchu, abobrinha...). Uma pequena quantidade de água é obtida através da água do metabolismo, produzida durante as reações químicas de produção de energia.
Achamos que a água é um bem essencial e necessário a nossa saúde, por isso, adaptamos a pirâmide alimentar a uma nova versão, incluindo água e atividade física, por entendermos que a alimentação, a água e a atividade física estão relacionadas a um estilo de vida saudável.
A necessidade de água varia ao longo do dia, em decorrência da alimentação, atividade física e temperatura ambiente.

Perdas de água:
Os principais mecanismos da excreção da água são: pela urina, pelo pele (suor), como vapor d’água expirada e pelas fezes.
Em temperatura normal a perda de água diária é em média de 2300mm, já em ambiente quente e em exercício intenso e prolongado essa perda sobe para 3300mm e 6600mm, respectivamente.
Na atividade física as perdas de água ocorrem através do aumento da temperatura corporal e pela respiração.

A sede não é um bom indicador para a necessidade de ingestão de líquidos, quando perceptível já ocorreu um déficit de aproximadamente 2% de perda de peso total.
A perda de água corporal através do suor, maior que 5% do peso corporal estão associadas a fadiga e coloca o atleta em risco, assim como a ingestão insuficiente de água pode levar a desidratação. Quanto maior a desidratação, menor o fluxo sanguíneo.

Dicas de hidratação:
  • Não espere sentir sede, beba água a vontade
  • Praticante de atividade física redobre os cuidados com a hidratação
  • Monitore seu peso e a cor da urina (normal= amarelo claro) antes e depois da atividade física. Esse cuidado ajuda a identificar se está bem hidratado.
  • Procure um profissional qualificado (nutricionista e/ou preparador físico) para indicar a quantidade de água necessária para cada tipo de exercício.
Lembre-se água é vida.



Queridas, força, foco e determinação!
BEIJO
=*

17 comentários:

Anônimo disse...

Adorei teu post!!!
E também tenho me sentido melhor com essa nova vida, cada dia parece menos uma obrigação e sim uma vida nova, que tô fazendo por mim!
E adorei as info sobre a água, vou anotar na parte do meu caderninho sobre hidratação!
beijo flor

Rachel disse...

Tb estou bebendo muita água!!! E tenho a mesmo sensação na esteira!!! Por isso estou caminhando no condomínio, praia... Segue firme aí que os resultados são certeiros. Um bjo e boa quarta

Desabrochando disse...

Simone, é tão boa essa sensação do AF, né? Toda vez q eu faço exercicios eu ganho nosvas energias. É mais fácil evitar sair da RA, a gente fica menos inchada. To com visita de miss red e super bem!!! :)
Eu só preciso melhorar a água!! Ainda deixo a desejar. bjão

Virginia Lima P disse...

Oi sim sim bem melhor perder do que ganhar ...hahaaha
Tbm Adoro tomar aguá faz tão bem e tem gente que não gosta né não consegue,legal das umas dicas pra elas verem ....Como é bom agente fazer nossa caminhada quando termina ficamos com a sensação de missão cumprida né ... Bjinhuxx Até ....

Anônimo disse...

Oi Sih, que bom q sua RA e AF estao super em dia. Parabens. Minha AF tambem ta nota 10, mas de ontem pra hoje, parece que aquela fome de gravida que nao estava aparecendo em mim, deu as caras, entao tenho tido muita vontade de comer chocolate, e de comer "em quantidade" a noite. Quero reverter isso, me deseje foco! rs... 1h05 de esteira da pra queimar mtas calorias, ainda mais se vc intercalar caminhada com corrida. Hmm, eu prefiro malhar na academia mesmo, desde que eu tenho boas musicas pra escutar, to feliz. Agora, se estiver enjoada da minha playlist, parece uma eternidade mesmo. Ah, ainda bem q as coisas mudam mesmo, a gente acorda e decide por rumo no emagrecimento e fazer oq nos da resultado. Fico feliz por vc ter se sentindo tao disposta depois da AF de ontem. :) Sei como agua eh mega importante, e continuo carregando garrafinhas de 500 ml pra todo canto, ate no meu trabalho eles fornecem. Porque assim eh mais facil nao esquecer de tomar uma aguinha de hora em hora, rs. Boa quarta, bjos flor

Larissa disse...

Simone sua linda, que bom que está com esse pique todo para a AF e para se cuidar!
Eu tomo muita água durante o dia, já é um hábito. Me sinto bem menos inchada.
Beijos boa quarta

Fabi Lange Brandes disse...

u, que super que estás vend o benefícios de tudo isso
beijos e lindo dia. preciso mesmo tomar mais agua

AtitudeLeve# disse...

Que lindo!!!! Nossa eu ultimamente não estou tomando muita agua!!! Mas depois de ler esse poster lindo!!! Vou beber muita agua!!!
Eu não gosto muito de AF, mas fazer o que ne??!!!! è dificil so no inicio ne??!!! Depois deve ficar bom!!!
um beijo Flor!!!

Ívian disse...

Também me sinto assim, no começo fazer caminhada era um sacrifício, mas hoje faço bem bonitinho, 1h30min, acordo às 06h da manha e vou, as vezes bate a preguiça, dou aquela entroladinha, mas penso no meu proposito e no meu objetivo e levanto logo. O maridex fica dormindo e eu, vou lá. Tem me feito muito bem também. Vc colherá bons resultados com essas atitudes vc vai ver!

Keila disse...

As mudanças quando passamos a nos cuidar com mais determinação sempre são positivas. Eu ainda não coloquei as atividades físicas na minha vida e sei que estou só perdendo por isso. Seu post acendeu uma luz na minha cabeça!

Gabi Soares disse...

Ai, nem me fala... sempre tampo o tempo com a toalha, mas não adianta. Hahaha!

Está rolando no blog sorteio de um kit LUXO. Corre lá pra participar!
Beeeijo!

www.blogmundoparalelo.com

Unknown disse...

Só passei para agradecer do fundo do meu coração por seguir o blog que indiquei (http://mulherde30-cleci.blogspot.com.br).

Você é muito legal :D

Mil bjocas!!!!

Zica disse...

Oi Simone, td bem?

Eu tb gosto muito mais de caminhar ao ar livre... odeio esteira...
E adorei a matéria sobre os benefícios da água... eu bebo muita água e sinto como se limpasse as impurezas.... rs...

Beijos.

Dani de Dieta disse...

Olá, sabe que meu marido até implica comigo, pois tenho uma esteira novinha, mas só uso, qndo ta muito frio lá fora ou chovendo, gosto msm de andar ao ar livre, ver as pessoas e prefiro caminhar sozinha, é um tempo só meu, onde coloco meus pensamentos em ordem e me sinto vivaaa..bjinhoooos

Anônimo disse...

simone passei paraconhecer seu espaço. muito joia. parabens. lamarque

Desabafo.com disse...

que legal que vc ta bem disposta ! e o exercico da um pique enorme mesmo . beijos keila .

silvioafonso disse...

.



Oi, Simone, fiz um post pa-
ra o dia das mães e gosta-
ria que você comentasse.
Não se trata de forçar a
barra, mas se alguém cho-
rar eu finjo que não vejo.

Ass. Palhaço Poeta

Estou seguindo o seu blog
e você, pode seguir o meu?







.