quinta-feira, 10 de maio de 2012

TPM - Buscando o alívio

Boa tarde flores!
Hoje eu acordei meio down, é epidemia de TPM??? A maioria das meninas que conheço estão nessa fase terrível, tanto para nós que passamos por ela, quanto para as pessoas que estão a nossa volta!
Se minha mãe me liga e eu digo: "Estou de TPM" ela já logo diz: "Então esquece, não irei te visitar!" Bem assim as coisas aki, hahahaha
Sem contar nas coisas que me fazem chorar sem razão!  ._.
Não deixei de fazer minha AF por isso...

Mas você sabia que da mesma forma que existem alimentos que aliviam esses sintomas, existem os que agravam?!
Os grandes vilões são ricos em açúcar, gordura e cafeína. O excesso de açúcar faz desperdiçar o cálcio, magnésio e vitamina B6 no processo metabólico, o que provoca hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue) e, consequentemente ansiedade, depressão e desejo de mais doce. O álcool também pode causar hipoglicemia.
A ingestão de alimentos ricos em gordura como óleo, manteiga, margarina e carnes gordurosas pode aumentar a produção de estrogênio e propiciar o aparecimento de acnes.
A cafeína aumenta a tensão e a sensibilidade, ou seja, contra-indicado para as mais "atacadas". Agora se o seu problema é retenção de líquido, caracterizado por inchaços (inclusive nos seios) e sensação de peso, passe longe do sal.

Mas e pra ajudar a aliviar?
Então o melhor é optar por alimentos ricos em cálcio, simples e de fácil acesso como leite, sorvete, iogurte, queijo, devendo preferir as versões desnatadas e menos gordurosas (sem desculpa pra jacar), salmão, vegetais verdes folhosos e tofu.
Já carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja são fontes naturais de vitamina B6. Não só no chocolate, o magnésio pode ser encontrado em vegetais verdes, abacaxi, manga e milho. Além desses, os alimentos ricos em fibras, como as frutas, legumes e verduras em geral, podem auxiliar na eliminação das fezes e do estrogênio (hormônio responsável pelo aparecimento da TPM) junto com elas.

Outros nutrientes indicados são os ácidos graxos essenciais (linoleicos, gamalinoleico e araquidônico) encontrados no óleo de prímula e o ginkgo biloba, cujo extrato é utilizado como suplemento para reduzir inchaços. A ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos (como melancia, melão, alcachofra, entre outros) também é altamente recomendável para diminuir sensação de peso e edemas.

Espero que gostem do post de hoje, e que seja tão útil para vocês quanto foi para mim!

Beijos e amanhã é dia de pesagem!!! =)

13 comentários:

Ívian disse...

Essa TPM ninguém merece mesmonão viu! Por isso eu tomo anticoncepcional de uso continuo há varios anos e não sinto essa chatice esse incomodo!! Sinceramente não sinto a menor falta e o marido aqui em casa a gradece de montão!! Espero que vc passe ilesa na AF e RA nesse período, porque sei que realmente não é facil. Força aí minha querida!! Bjss

Simone Prado disse...

Obrigada Ívian! =) Sabe q eu tomo anti faz uns 4 anos, e mesmo assim sinto todos os sintomas! Tanto físicos qto psicológicos, um terror! =(
Obrigada pela força pq eu vou precisar e muuuuuito essa semana, hehehe
Beijão

Anônimo disse...

Oi Sih, esse mundo infantil ainda eh muito novo e estranho pra mim, acho tudo lindo quando vou nas lojas, mas parece que ainda nao caiu a ficha q to prestes a ajeitar o quartinho do meu bebe! rs, acho que estou tranquila ate demais com a chegada dele, meu marido que fica cheio das preocupacoes, haha. Vale a pena assistir o Avengers, gostei muito, deixei pra ir nessa terca, pq quando eh muito recente a situacao eh ainda mais caotica nos cinemas, rs. Menina, to de cara com a quantidades de meninas na blogosfera light q entraram em TPM ao mesmo tempo! haha, eu tbm fico chorona nesses dias. Mas nao fica down nao, se anima. Faz algo legal por ti, algo q te agrade. Essas comidinhas purpurinadas sao super populares nas jacadas desses dias neh? E olha ai, as piores opcoes soh pra piorar nosso estado. >.< Complicado. Hamburguer nao tem me encantado mais, acho q foi depois q vi a foto do que eh usado pra fazer a carne do mcDonalds...blehhh!! rs.. mas chocolate me deixa tao feliz naquele momentooo...kkk, dps q fico P da vida com as gramas/kilos a mais. Esse peixe da foto cairia mto bem pra mim agora viu, rs, ta com uma cara boaaa... obrigada por dividir essas dicas com a gente flor. Frutas sao sempre mto bem vindas neh? Nao tem erro. Bjoss...

Priscilla disse...

Oi linda..

As dicas são ótimas, mas é na TPM que dá mais vontade de comer chocolates, né??
Espero que vc fique bem logo...força aí queridona.


Bjinhos

P.

Milinha disse...

Foeça Si.. logo logo passa.. Infelizmente é assim não temos como escapar!! Mas, é verdade sua observação está tendo um surto de meninas com os periodoa bem pertos e eu já estou dentro da estatistica!! rsrsrs
Só espero que essa TPM atrapalhe nossos resultados!!

Beijão Linda!

Milinha disse...

Oppsss.. Que ela Nãoooo atrapalheeee!! aiaiai
rsrsr

«√¡√¡» disse...

Oi Si, amei as dicas, vou linkar! ;-)

«√¡√¡» disse...

Ps, nao consigo comentar aqui quando estou no trem, porque esta como msg incorporada.....
veja aqui como mudar isso e receber mais comentarios: http://vivi-saude.blogspot.com/2012/01/receba-mais-comentarios-no-seu-blog.html

Zica disse...

Oi amiga, td bem?

Ótimas dicas... eu fiz tudo ao contrário ontem. Para me sentir melhor comi CHOCOLATE!!! hahahahahahahahaha, o que só piora a TPM neh?

Mas que bom que hoje é um novo dia e acordei renovada. Espero que vc também!

Beijos.

Fabi Lange Brandes disse...

o, eu naosabia nao, tbm fico um pé no saco quando estou de tpm querida
beijos e lindo dia

Demaquiladas disse...

Oi flor.
Nossa TPM e medonha neh ?
Ainda bem que a minha passou..kkk
Tadinho do meu namorado.
Ele que aguenta.
O pior e quando to usando pilula
ai sim o bicho pega kkk
Mas adorei as informacoes.
Bjus Lindona

Larissa disse...

amiga, melhoras pra tpm, ela passa
:D
beijos e bom final de semana

Keila disse...

TPM é PHODA. Com PH. Na tpm fico a maior carnívora! bjs